A Casa

A Casa Ronald McDonald ABC acolhe crianças e adolescentes em tratamento oncológico, oferenco uma assistência completa, com uma estrutura desenvolvida para eles além dos seguintes serviços:

Hospedagens

Oferecemos hospedagem 24 horas para as crianças e adolescentes com o seu respectivo acompanhante durante todo o tempo de tratamento. As famílias são hospedadas em quartos com banheiro privativo, televisão, ventilador, interfone, camas individuais, armário, além do fornecimento de roupas de cama e banho individuais, kits de higiene e limpeza durante todo o período da hospedagem.

Casa Dia

As crianças e adolescentes que realizam o tratamento oncológico no centro oncológico pediátrico da Faculdade de Medicina do ABC juntamente com os seus respectivos acompanhantes podem usufruir das áreas comuns da casa e realizar todas as refeições durante o tratamento.

Refeições

Toda a alimentação dos usuários da casa é monitorada pela nutricionista e preparada obedecendo todas as normas da vigilância sanitária. Além disso, temos opções para todos os tipos de dieta de acordo com o estágio da criança e adolescente que realiza o tratamento. São oferecidas 6 refeições por dia: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

Viagens ao Hospital

As crianças e os adolescentes com os seus respectivos acompanhantes podem utilizar o transporte oferecido pela casa para os hospitais e para as clínicas de tratamento diariamente.

Assistência social

São realizadas entrevistas para preenchimento de perfil socioeconômico das famílias atendidas e oferece todas as orientações de funcionamento da casa. O profissional de serviço social percebe o usuário como um todo, em suas necessidades, com vistas a melhores condições de qualidade de vida.

Nutrição

A nutricionista avalia a criança e o adolescente no seu primeiro dia na casa para acompanhamento quanto ao peso, tipo de dieta e preferências. Esse acompanhamento é um apoio oferecido para orientar os acompanhantes quanto à importância da alimentação juntamente com o tratamento e fazer com que esses usuários possam receber a dieta mais apropriada e evitar a desnutrição, muito comum em casos de tratamento oncológico.

Atendimento Psicossocial

É realizado um atendimento em grupo com as famílias para auxilio emocional quanto às fases de tratamento da doença, à ausência da família e à distância do local de residência.

Recreação e Lazer

As atividades são várias, como: dança, brincadeiras, teatro, momentos de fé, artesanato, meditação e muitos outros..

Fisioterapeuta

Os hóspedes da casa contam com um acompanhamento de uma fisioterapeuta.