Entidade promove ciclo de palestras, doação de medula óssea e piquenique no parque

Mobilização, conscientização e celebração farão parte do mês de fevereiro para a Casa Ronald McDonald ABC. A entidade, localizada em Santo André, promove uma série de atividades alusivas por dois fatores: a leucemia, que ganha destaque com a cor laranja, e dia 15/02, onde se comemora o Dia Internacional do Câncer Infantil. “Sabemos da importância de falar sobre o assunto. Trazer todas as esferas para nosso dia a dia é fundamental para elevar a cura. O diagnóstico precoce salva vidas e para tanto é preciso conhecimento”, salienta Leila Lopes, diretora executiva da Casa.

Dessa forma, a iniciativa busca não apenas sensibilizar, mas também empoderar as famílias e protagonizar a sociedade em geral, promovendo a compreensão necessária para lidar com a doença de maneira mais eficaz. “Ainda há muitas pessoas que não sabem que a leucemia é um tipo de câncer, nem mesmo tem informações sobre os cuidados necessários. Por isso, com muita honra, lançamos essa campanha para melhorar a vida das crianças e suas famílias que enfrentam esse desafio”, salienta o presidente do conselho da Casa, Nelson Tadeu.

Esse tipo de câncer corresponde a 34% dos diagnósticos oncológicos infanto-juvenis e, quando tratado, adequadamente, na fase inicial, a estimativa de cura chega a 90%. Por esse motivo, o diagnóstico precoce e a acessibilidade a um tratamento adequado se tornam tão importantes, aumentando, drasticamente, às possibilidades de vida do paciente. “Na década de 70, só conseguíamos curar 20% das crianças, hoje em dia, por meio do diagnóstico precoce aumentamos esse número exponencialmente. Não existe prevenção, mas a partir do momento que a doença é descoberta no começo, melhoramos a taxa de cura e diminuímos as possíveis sequelas. Cada um de nós, unidos, podemos melhorar esse cenário na saúde”, explica o Dr. Jairo Cartum, FMABC.

Ao lado da Casa Ronald McDonald, a iniciativa recebeu apoio da Prefeitura de Santo André, Patriani, AVCC, Insanos Motoclube, Riso sem Fronteiras, Rotary Club Santo André e o Rotary Club Santo André Norte, Cozinheiros da Alegria, RMHC, Projeto Grato ABC, Infinity Dog e a Faculdade de Medicina do ABC. “Queremos fazer este mês ser dedicado ao conhecimento e aos cuidados da leucemia. Essa ação é resultado de uma parceria dedicada a tratar essa luta com muito carinho e investir na conscientização para que a sociedade entenda seu papel tão necessário para melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta o vice-prefeito Luiz Zacarias.

Na programação estão: Ciclo de Palestras, entre os dias 19 e 23, no Anfiteatro do prédio da Dermatologia da FMABC; arrecadação de medula óssea em ação com os Insanos Motoclube a liga estudantil da FMABC, no dia 24; piquenique no Parque Celso Daniel, no dia 25; e homenagem na Câmara Municipal no dia 29.

“É por meio do conhecimento que podemos mudar a vida de muitos jovens que lutam contra a leucemia. Nós da Casa Ronald McDonald ABC ficamos muito felizes em anunciar o início de mais uma campanha para impactar positivamente as crianças e famílias. Faço o convite para abraçarem a causa, porque juntos somos mais fortes”, comenta Chico Neves, superintendente do Instituto Ronald.